Preconceito gay no emprego – Como lidar

  • Preconceito gay no emprego – Como lidar

    Preconceito gay no emprego

    O preconceito gay é, cada vez mais uma coisa do passado, afinal, não só o casamento gay já é aceite em Portugal, como também a adoção por casais do mesmo sexo foi recentemente aprovada. No entanto, são mudanças que não ocorrem de um dia para o outro e o preconceito gay ainda existe.

    Admitir ser gay no local de trabalho ainda é um dos maiores tabus, portanto como lidar com o preconceito no ambiente de trabalho?

    Assumir ser gay no trabalho – Sim ou não?

    Assumir ser gay no trabalho é sempre uma decisão delicada e é uma decisão que deve ser tomada sempre após alguma reflexão e nunca de cabeça quente.

    Se a ideia é ser idealista, então temos que defender que devemos sempre assumir que somos gays, dentro e fora do ambiente de trabalho, no entanto, esta decisão pode ter consequências negativas que nem todos podemos suportar. Ainda existem muitos gays que são despedidos dos locais de trabalho apenas por serem gays, mesmo que a entidade patronal indique sempre outros motivos. Assim, assumir ou não?

    Veja algumas dicas que o podem ajudar a decidir:

    1. Em primeiro lugar, deve ter em conta o ambiente do seu trabalho. É um local criativo, mais descontraído? Ou será que é um ambiente mais conservador e formal?
    2. Os seus chefes têm uma mente aberta ou sente que ainda existe bastante preconceito gay nas suas cabeças?
    3. Até que ponto necessita desse trabalho? Pode-se dar ao luxo de o perder?

    Num mundo ideal, devíamos poder sair do armário sem nos sentirmos ameaçados e devíamos, sempre, defender quem somos. Infelizmente, não vivemos num mundo ideal e nem sempre nos podemos dar ao luxo de perder o nosso emprego por defendermos os nossos ideais.

    O que não fazer

    Ainda que o preconceito gay não esteja presente no seu trabalho, há atitudes que devem ser evitadas para minimizar os riscos:

    • Se o seu namorado estiver no seu local de trabalho, devem evitar os afetos públicos (o que também é verdade para os casais heterossexuais);
    • Não esteja constantemente a defender a homossexualidade, a não ser que esteja sempre a ser confrontado com faltas de respeito, obviamente;
    • Entrar em pormenores sórdidos sobre as suas aventuras;
    • Fazer propostas amorosas aos seus colegas de trabalho. Deixe o romance fora do emprego;
    • Olhinhos ou outro comportamento de “engate” aos seus colegas ou, ainda pior, a cliente da empresa;

    O que fazer para minimizar o preconceito gay no trabalho

    Grande parte do preconceito gay surge por ainda existir a ideia de que todos os gays são promíscuos, festeiros e irresponsáveis. Mostre aos seus patrões e colegas de trabalho que ser gay é uma orientação sexual e não uma personalidade. As pessoas são diferentes, nem todos os gays são iguais. Seja quem é, mas mostre que lá por ser gay, não é diferente de nenhum dos seus colegas.

    Responda a questões sobre o universo gay quando estas lhe forem colocadas. Muitas pessoas estão simplesmente curiosas e se as suas respostas os puderem ajudar a compreender, então porque não? Lembre-se que muitas pessoas tiveram educações rigorosas e nunca tiveram contacto com orientações alternativas.

    Seja construtivo e não destrutivo. Ajude a eliminar o preconceito gay não pela raiva, mas por mostrar que ser gay é apenas uma orientação sexual como qualquer outra.

    , ,